Nucleo Xperia

  • Como escolher um nicho para trabalhar como afiliado?
  • O que define um nicho lucrativo?

Hoje, com as oportunidades que a internet proporciona, você pode desde gerar uma renda extra até construir uma carreira lucrativa em praticamente qualquer área.

Porém, na busca frenética por ganhos rápidos e fáceis, muitos afiliados iniciantes focam diretamente nas “áreas mais lucrativas”.

O problema é que essa abordagem nem sempre funciona, e eu vou explicar o motivo. Mas antes, é importante que você entenda o que realmente são nichos de mercado e a importância de escolher o seu com cuidado. Vamos lá?

O que é nicho de mercado?

A maioria dos novos afiliados ou empreendedores digitais trava quando o assunto é nicho de mercado, imaginando que seja algo extremamente complicado. No entanto, entender esse conceito é mais simples do que parece.

Nichos de mercado são apenas categorias ou segmentações dentro de um mercado maior, baseadas nos interesses e necessidades específicas de um grupo.

Por exemplo, dentro do segmento de moda feminina, existem diversos nichos – como moda plus size, moda brechó, moda gestante, moda gospel, e muitos outros.

Em outras palavras, nichos são recortes menores e mais específicos dentro de um setor.

Como um nicho de mercado é definido?

Apesar de parecer abrangente o conceito de nicho, é importante entender que um nicho pode ser bastante específico, o que ajudará posteriormente a definir o público-alvo e acertar na estratégia de marketing digital.

Ele será definido a partir das necessidades e preferências do grupo que o compõe. Então, você terá que levar em consideração:

Ticket (baixo, moderado ou alto)

Detalhes demográficos (sexo, idade, nível de escolaridade, profissão)

Nível de qualidade (baixo, médio ou alto)

Localização do comprador

Valores e interesses

Vamos supor que você escolha o nicho de finanças. Ele pode ser composto, por exemplo, desde por pessoas que querem aprender a colocar sua vida financeira em ordem e sair do vermelho até por pessoas que querem dar um passo a mais e aprender a investir.

Por que escolher um nicho de mercado para trabalhar?

Escuto muito por aí que não é vantajoso escolher um nicho de mercado específico, porque você abre mão de outras oportunidades. Mas isso é só uma falsa impressão.

Vou usar o meu caso como exemplo. O meu nicho é o mercado de afiliados, que está dentro do segmento de empreendedorismo digital.

Pode parecer interessante eu sair falando sobre outras formas de marketing, mas o meu público geral não tá nem aí para isso – só um ou dois gatos pingados.

Em outras palavras, ao invés de sair atirando para todos os lados, querendo vender para todo mundo, encontre e aprofunde-se em um nicho específico.

Dessa forma, será apenas questão de tempo até você se tornar uma referência, ou até mesmo autoridade, dentro da sua área de atuação.

Mas não é só por isso que definir um nicho é importante. Quando você escolhe um nicho, você também delimita o seu foco e concentra-se em fazê-lo dar certo.

Os melhores nichos para trabalhar como afiliado

Hoje em dia, a maioria dos novos afiliados querem entrar direto em nichos como o marketing digital, ganhar dinheiro online e outros grandes como esses, onde já existem muitos outros afiliados trabalhando em cima deles.

Apesar de não ser nenhum problema escolher um nicho com muita concorrência [neste outro post aqui falo, inclusive, que não existe mercado saturado], você precisa ter em mente que o trabalho para se posicionar no orgânico será muito maior – assim como o custo do tráfego pago.

Só para você ficar por dentro, atualmente, os maiores nichos do mercado digital são os seguintes:

Saúde e bem-estar (emagrecimento, fitness, doenças, etc.)

Finanças e investimentos

Relacionamentos (conquista ou reconquista, casamento, etc.)

Educação (concurso público, passar no vestibular, etc.)

Desenvolvimento pessoal

Mas os melhores nichos para um iniciante, na MINHA OPINIÃO, são aqueles inexplorados e que há uma boa demanda.

Sem enrolação, vamos a eles:

Mães e bebês

Um nicho ainda pouco explorado e que ainda possui poucos produtos é o de mães e recém-mães. Logo no início da gestação, por exemplo, a mulher tem muitas dúvidas sobre a nova fase da sua vida.

As primeiras começam com a montagem do enxoval, o que ela vai precisar pro bebê na maternidade e em casa. Depois, tem as dúvidas com a alimentação do bebê na introdução alimentar, sobre desenvolvimento, sono, educação e por aí vai.

Animais – PET

Os animais de estimação estão sendo criados como filhos nos últimos anos, o que faz com que as pessoas procurem entender melhor sobre a sua saúde, alimentação, adestramento e entre outros assuntos.

Educação

Treinamentos, cursos profissionalizantes e demais aulas é um dos nichos que, apesar de existir muita gente trabalhando nele, vai levar um bom tempo para a disputa se tornar acirrada. Isso porque todo mundo tem algo a aprender (até mesmo para encontrar uma profissão) e todo mundo tem algo a ensinar.

Alguns exemplos: cursos de idiomas (lembre-se que existem várias outras línguas além do inglês), cursos de confeitaria, cursos de manicure, cursos de consultoria de imagem, cursos de design, cursos de programação (de preferência voltado a uma linguagem específica), curso de desenvolvimento de apps, manutenção de computadores e celulares e entre outros.

Hobbies

Você já imaginou ganhar dinheiro promovendo um produto de como cuidar de orquídeas? Ou então um curso de como desenhar quadrinhos? Ou como tocar um instrumento específico? Não? Então você não sabe a mina de ouro que há nesses nichos.

Desenvolvimento pessoal

Apesar de cursos de meditação estarem em alta, hoje ainda existem poucos produtos dentro do nicho de desenvolvimento pessoal voltados a outros temas interessantes. Memorização, hipnose, autoconhecimento, leitura dinâmica ou técnicas de absorção de leitura são alguns exemplos poucos explorados.

Como definir um nicho para atuar?

Antes de escolher um nicho para trabalhar, aconselho que você tenha em mente três principais questões:

  1. Você tem paixão ou interesse pelo assunto?
  2. Você tem o básico de conhecimento ou gostaria de aprender sobre a área que escolheu? *a resposta positiva para essa pergunta é ainda mais importante se você optar por tráfego orgânico, já que precisará criar muito conteúdo.
  3. O nicho vende?

É muito importante que esses três quesitos sejam atendidos na hora de escolher um nicho, pois não adianta você amar e ter conhecimentos sobre um determinado assunto, mas ele não ter potencial lucrativo.

Assim como não adianta um nicho trazer resultados financeiros, mas você não se interessar pelo assunto e acabar abandonando o barco no meio do caminho.

Após encontrar o seu nicho, é hora de filtrar o segmento e encontrar boas opções de produtos. Mas isso já é tema pra outro post!

Boas vendas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *